Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ministração Ap. Renê Terra Nova

Gn. 1:16: “E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas".


Deus é um Deus de princípios. No texto de Gn. 1:16, entra o princípio de Governo. O texto diz que Deus criou dois luminares: um para governar o dia e outro para governar a noite. Aí começa o princípio de autoridade. Autoridade que se governa de dia e autoridade que se governa de noite. E quantas horas o sol governa o dia? 12 horas. E quantas horas a lua passa governando a noite? 12 horas. Isso é coincidência? Essa palavra vem do original Kosmos, ligada com outra palavra Cratórias. Kosmoscratórias que é governar com autoridade.

Depois você vai ver Deus estabelecendo princípio e dá para Abraão uma promessa no capítulo 12. Deus não poderia chamar Abraão no capítulo 13, ou no 11? E por que então chamou no capitulo 12? Para mim, tem a ver com a Visão que estamos mergulhados, dentro da matemática e economia divina. Isso é minha interpretação e não tem nada a ver com doutrina bíblica e teológica.


Nesse capítulo 12, Deus chama Abraão e ele não fica atento à vocação e ele ainda é Abrão, e Abrão gera um filho, Ismael. Quando Ismael tinha certa idade, ele começou a tumultuar na casa de Abraão, e o interessante é que tinha quantos anos? 12 anos. Com 12 anos já dá para detectar personalidade. Se vai tumultuar ou não, se vai ser frutífero ou não, se vai abençoar ou amaldiçoar, se vai somar para que cresça ou diminua.


Então, quando Ismael tem 12 anos, Deus dá uma ordem para que ele saia do arraial de Abraão e que o Senhor tem um projeto para a vida dele. E então, parece coincidência, mas não é coincidência que até hoje em Israel dentre as comunidades dos beduínos – nômades moradores do deserto – e Abraão era beduíno e fica de lá para cá, de cá para lá, mudando de tendas no deserto.


ISMAEL - Os primeiros 12, uma equipe nociva


E em Gênesis 25:12, vai aparecer o primeiro grupo de 12, instituído por Ismael. Ismael levanta os 12 e os seus 12 são príncipes. Nebaiote é o primogênito e Quedar vem na seqüência como filho de Ismael. Então, Ismael levanta 12 príncipes e faz o monopólio de território.


Mas a partir do capítulo 25, começa a ação de alguém que não muda se não organizar por equipe. Ismael foi o primeiro a levantar uma equipe e essa equipe dos 12 de Ismael foram flecheiros, bandidos, ladrões, estelionatários, exterminadores de rebanhos e era uma organização de 12. Então a gente pode ter perigo entre os 12. Se a gente desata a unção e essa unção não é vigiada, alguns 12 podem virar bandidos. Claro, Jesus teve um bandido na equipe. Por isso tem que ser tudo muito bem vigiado, e sabemos que os 12 de Ismael, nenhum deles, se você estudar sobre os 12 de Ismael, nenhum deles são exemplos a se seguir. Alguns deles eram tão cruéis que arrancavam os olhos de bebê dentro da barriga de suas mães, são os hagarenos, filhos de Hagar.


ISRAEL – Uma equipe de 12 patriarcas


A primeira equipe de 12 na Bíblia, neste texto que estamos lendo, Gn. 25:12, fala de uma equipe de 12, que era nociva. E você vai perceber que dos capítulos 46 a 49 de Gênesis se instala o Modelo dos Doze, onde se instala a administração da Igreja nos 12 saudáveis. Eles vêm por Israel, o antigo Jacó, quando muda a sua personalidade e identidade. Aí entra a equipe verdadeira que tinha como função estabelecer seus territórios, onde cada um tinha que fazer seu território produzir. Então qual a finalidade da equipe de 12? É pegar o seu território e multiplicar o seu território por descendência.


Então você vai em Êxodo 1:1-12, e nesse texto você vai descobrir que existe uma chamada profética para Israel que vai entrar no Egito com os seus 12. Então não é uma coincidência. Olha quantos doze já podemos perceber. E ele entra com os 12, gera uma descendência de 70, e levanta três milhões de fiéis.


Moisés levanta 12 príncipes


Agora você vai para Números 13:1-16, onde você tem a ação e o capítulo anterior é a formação. Você vai encontrar um homem chamado de Moisés, e nesse capítulo ele está levantando uma equipe de conquistadores. E ele diz: de cada tribo de Israel escolha o príncipe para que se tornem os 12 de Moisés. Então os 12 são príncipes. E para que os 12 são príncipes? Para vencer os principados. A igreja vence os demônios, mas quem é 12 tem a unção para vencer os principados.


E esses 12 são chamados para serem os espias da Terra. Então os 12 espiam a terra, observam a terra e demarcam a terra e trazem frutos da terra. Então, os 12 são frutíferos. Ainda que alguns não trouxessem frutos, eles são frutíferos porque a equipe trouxe frutos.


Os 12 foram gerados para trazer frutos. Qual é a minha missão? Trazer frutos. Para quem? Para o líder. O líder estava esperando o fruto dos 12 e o líder estava esperando o relatório da terra que eles iriam conquistar. Como os 12 funcionam? Os 12 se apresentam a Moisés e entregam o fruto da terra e o relatório mostrando que é possível conquistar a terra, ainda que alguns duvidassem. A Terra foi ou não conquistada? Sim, foi conquistada. Então, não vou ficar aqui com a polêmica, vou ficar com o resultado: a terra prometida foi conquistada! Os que quiseram conquistar, esses conquistaram; mas os que não quiseram conquistar, Deus deu um cabo na história deles.


Oséias levantou doze conquistadores.


E Oséias foi um dos doze mais frutíferos de Moisés. Oséias foi um dos que mais conquistou território. Foi o líder que mais estimulou o povo para caminhar na terra prometida. E Oséias foi o líder que levou o povo a conquistar a terra prometida.


Quem era Oséias? Josué! No dia que Oséias foi buscar a terra prometida, juntamente com os outros para trazer relatório, Moisés gritou: Oséiasssss!!!! A partir de hoje, o teu nome não será mais Oséias, mas Josué que quer dizer conquistador de territórios. Então precisamos entender que quando somos ungidos 12, Deus nos capacita e nos dá um nome de autoridade para que possamos trazer os frutos da terra.


Eu sei que a maioria aqui nunca imaginou que Josué era Oséias e Oséias era Josué! Todo mundo conta a história de Josué, mas ninguém lembra que Josué um dia foi Oséias. Mas no dia em que eles iam saindo, Moisés não disse para os outros, mas somente para Oséias, chamando-o de Josué, porque Josué 'perseguia' Moisés desde os 8 anos de idade, porque queria saber os passos de Moisés, e desde aquele dia ele recebe o nome de 'Conquistador de Territórios' ou 'salvador da sua gente', a mesma raiz de Yeshua. Yoshua é Josué, e Yeshua é Jesus.


E Josué, ex-Oséias, chega na margem da terra prometida e diz: vamos atravessar o rio Jordão, por isso deixa aqui seus maus costumes, porque vamos atravessar para a terra prometida. Deixem os vícios da casa de seus pais, e os deuses além Eufrates. Deixam o Iraque para trás. Deixam os ídolos do Iraque para trás, a briga do Iraque para trás, a guerra de matar irmão, deixem tudo isso para trás. E eles pegavam os deuses de suas sacolas e apresentaram para Josué e Josué queimou os deuses estranhos ali mesmo.


E eles entraram na terra de Gilgal. E o que significa Gilgal? Gilgal significa 12 pedras ordenadas. Josué pega as 12 pedras da cidade, faz um memorial e chama aquele lugar de Gilgal, que significa 12 pedras ordenadas. E nesse dia, Josué coloca sobre cada pedra um estandarte, então Josué levanta 12 estandartes e cada estandarte com uma ação profética do que Israel, no capítulo 48 de Gênesis, havia profetizado para seus filhos, para suas tribos. Então ali está profetizado o que Israel tinha profetizado sobre seu povo. Então, 12 estandartes, 12 tribos em Gilgal, 12 pedras ordenadas, 12 príncipes que trazem fruto, as bênçãos declaradas, vencendo principados e territórios.


Neemias levanta 12 restauradores


Então você vai para Neemias, que trabalhava numa tríade. No capitulo 9 de Neemais, eram três pessoas que trabalhavam juntas. Então, ali era uma célula: Esdras, Neemias e Jezuá. Jezuá recebeu a ordem, no capítulo 9, de levantar 12 discípulos. É a primeira vez na Bíblia que a gente vê alguém levantando o Modelo dos 12.


E o que eles fizeram? Debaixo da orientação de Esdras, Neemias e Jezuá, eles restauraram as festas bíblicas e todos os princípios de Israel para que as 12 tribos não perdessem a visão de conquista.


Depois disso, a partir desse momento, a história de Israel vai se dividir em 2 reinos, dez tribos para o sul e duas tribos para o norte, exceto a Tribo de Dã que se perdeu, e assim vamos ver a história bíblica para conhecer os princípios dos Doze.


Davi tinha 12 que eram chamados de Príncipes de Davi. Salomão tinha 12 que eram chamados 12 príncipes de Salomão. Elias tinha 12 que ensinavam nas 12 tribos. Todos esses homens, Israel, Moisés, Josué, Neemias, Elias, Davi e Salomão tiveram seus doze que impactaram a história de suas gerações.


NOVO TESTAMENTO – Os 12 de Jesus


A história passa e chega um homem (lindo e maravilhoso) que nos salvou e redimiu: Jesus! Jesus era líder e a sua essência era de liderança. Eu quero lhe desafiar hoje que me mostre um líder que consiga concorrer em pelo menos 10% de importância do que Jesus fez. Não existe nenhum! Jesus é o único líder no mundo que consegue dividir a história em dois momentos. Antes dEle, e depois dEle. Ninguém fez isso.


Jesus, hoje, só de pentecostais, tem mais de 800 milhões de seguidores vivos. Isso só falando dos pentecostais. Isso é pelo menos quatro vezes a população do Brasil, anunciando que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Tem mais gente pentecostal vivo, do que as pessoas que já morreram desde os dias de Adão até hoje! Isso é um milagre!


Somos três vezes maiores que os muçulmanos, que dizem ser a maior religião do mundo. Sem contar com os tradicionais, os históricos, os messiânicos crentes de Israel. E isso significa que se houver uma ação organizada, em cinco anos zeramos o mundo e Jesus volta. Toda a terra conhecerá que Jesus é o Senhor.


O que Deus está querendo mostrar é que chegou a hora de uma grande explosão, porque o nome de Jesus está unindo as nações, e numa velocidade muito grande. Onde o nome de Jesus entra, acaba com ruína, miséria, guerrilha, pobreza, problemas porque o cristianismo é pacífico.


Então nasce Jesus, esse líder potente que consegue mudar a história da humanidade em dois momentos, o homem mais famoso da história, que não existe nenhum livro que alguém queira falar sobre Jesus e falte assunto. Tem o assunto que você quiser escrever sobre Jesus. Tem um livro que gostaria de recomendar: “O que não me contaram sobre Jesus”, de Lamartine Posella.


Jesus tinha uma liderança auto-suficiente e mesmo assim preferiu caminhar em equipe. A equipe não tinha nada para dar para ele, mas ele tinha muito para dar para a equipe. E um líder verdadeiro não guarda o que tem para si, mas ministra para outros.


Existe o líder fonte e o líder cisterna. Esse último é aquele que a gente enche e esvazia. O líder cisterna pode se encher hoje no culto abençoado, mas três dias depois se esvazia, não retém a unção. Mas o líder fonte é ligado no veio da água, a hora que você chega, a água está na medida. E tem água para todo mundo e nunca vai faltar água. Você é o líder fonte que está em Isaías 12, que tem água para a salvação.


VOCÊ É 12


Agora vou falar de você, vou falar de três momentos de sua vida. Às vezes, nos sentimos tão impotentes no ministério e desqualificados para ser 12. E quando descobrimos a potencialidade do que é ser 12, porque tem pessoas que esquecem que ser 12 é mais prazer do que trabalho, porque se concentra só no trabalho e não no prazer.


É como algumas pessoas que casam, e acham que casamento é fardo porque não tem o prazer do casamento. Mas tem 'enes' prazeres no casamento. Tem o prazer do cônjuge, tem o prazer dos filhos, tem o prazer da família, porque se perder essa essência, o casamento vira carga.


Então ser 12, hoje, é prazeroso e não uma carga, porque ter o trabalho de cuidar de alguém, isso é lei de semeadura. Alguém cuidou de você e você vai cuidar de alguém, para que esse alguém também cuide de uma outra pessoa mais tarde, e assim sucessivamente, um cuidando do outro, levando a carga um do outro, para cumprir a Lei de Cristo. Sem levar a carga, a Lei não se cumpre. Então, somos chamados e vocacionados para levar cargas e é burrice essa carga ficar com a gente.


Tem três momentos na Bíblia que para mim são fascinantes:


1 – Lc. 8:41-48 – Estancando a hemorragia do ministério.


No primeiro episódio, Jesus vai caminhando entre o povo, e uma mulher toca em seu manto. Quem era a mulher? A mulher do fluxo de sangue. Hemorragia! E o que é uma hemorragia? Clinicamente é a perda de sangue. E o que é sangue? A vida! Então hemorragia é perda de vida. A primeira coisa que devemos fazer é estancar a hemorragia. Estancar as hemorragias das vidas que estamos perdendo. Hoje, vamos tocar nas vestes de Jesus para estancar a hemorragia, e não perdermos mais vidas. Esse texto fala que essa mulher tinha hemorragia há 12 anos. 12 com hemorragia, 12 perdendo vida, 12 sangrando.


Parece coincidência, pois a Bíblia poderia dizer: há muito tempo, mas dá o detalhe. Eu tomo essa mulher como a figura da igreja, que tem um modelo que se está perdendo, vidas que estão se perdendo. Se nós retivéssemos as vidas que Deus já nos deu, cada pastor aqui já tinha o seu horário com problemas de lotação e hoje será estacando aqui toda hemorragia e a benção virá sobre todos os nossos líderes. E Jesus pára para ouvir a “Igreja” e perguntar: quem me tocou? Aí, vem as gozações! Como Jesus, o senhor diz: Alguém me tocou” se o povo te aperta? Sem tocar nas vestes do Senhor, as vidas não fluem. Para fluir as vidas, nós precisamos tocar nas vestes do Senhor.


Então essa mulher estava perdendo vida e tocou nas vestes de Jesus, e Jesus disse: pare de perder vida! E depois disse: Vá em Paz! Porque tu estás salva. Ás vezes, nós perdemos vida, não é por causa de pecado, mas é por que nos falta consciência da paz e da salvação. Para outros casos, Jesus dizia vá e não peques mais, mas nesse caso, não era por causa de pecado, mas por falta de estratégia de tocar no manto certo. E hoje estamos aqui para trazer a essência da verdade e o Senhor vai fazer de cada um de nós um multiplicador de vidas, sem termos hemorragia em nosso ministério. Hoje, se estanca a hemorragia nos seus 12, e nas suas células.


2 – Lc. 8:49-56 – Ressuscitar a geração que morreu (a geração dos 12)


Nesse mesmo texto, depois que Jesus passa pela mulher da hemorragia de 12 anos, um homem chamado Jairo corre até ele e diz: a minha filha morreu. E ela tinha 12 anos. A única descendência daquele homem estava morrendo, e Jesus disse: vamos que vou ressuscitar a sua descendência. Jesus é Senhor suficiente para entrar na sua equipe de 12 e ressuscitar toda a sua equipe, e dizer: levanta, come e anda e vá em paz! Por que ele é Senhor para ressuscitar a sua geração de 12.


Nesse texto eu posso citar as crises psicológicas desse pai, das suas crises afetivas, eu falo da essência de pai, e como ele se sentiu violentado em perder a única descendência de 12 anos, sendo ele um sacerdote, conhecido na comunidade, e ter que se expor a Jesus para que Jesus curasse a sua filha, e ainda ser criticado pelo clérigo. Mas ele venceu tudo isso, porque o mais importante era ressuscitar a sua descendência.


3 – Lc. 9:10-17 – Multiplicar a nossa descendência (Gn. 48:16)


E na seqüência desse mesmo texto, no capítulo 9, Jesus vem e faz a sua primeira multiplicação de pães e peixes. Casando com o texto de Gn. 48:16, eles se multiplicarão como peixes sobre a terra. E Jesus nesse texto, na seqüência, a mulher com hemorragia em 12 anos, a menina com 12 anos que havia morrido ressuscita, e os cinco pães e dois peixes que multiplica e sobram 12 cestos. E o que significa os cestos? A multiplicação. Tem gente que vai entrar no deserto sem nada e sai de lá com 12 cestos, porque ser 12 é ser grande multiplicador no deserto.


Os 12 multiplicam. Então vem a unção para a vida, a unção para a ressurreição e unção para multiplicar. No mesmo texto, no capítulo 9, de 1 a 9, Jesus vai dar instrução para os 12. Como você deve se comportar como 12. Então não é algo que inventamos de nós mesmos, é o ensino de Jesus. Pelas células nós crescemos, pelos 12 multiplicamos.


Porém os 12 não multiplicam sem instruções. Os 12 não multiplicam sem princípios. Existem princípios para multiplicar. Esses mesmos princípios estão em Lucas 6:12, quando Jesus mostra a importância da gente colocar por princípio, e no capítulo 9, Jesus diz: “essas são as instruções para os 12”.


Jesus está ensinando que para ser 12 não precisa estar fora do planeta. Jesus não disse que para ser 12 precisa estar em transe. Não tem um versículo bíblico que mostre que Jesus conversa com as pessoas e elas estejam em transe. A revelação vem e flui dos lábios de Jesus.


Então Jesus diz que eu vim para mostrar para vocês que tem vida para vocês, tem ressurreição para vocês e que tem multiplicação para vocês. Jesus queria dizer que os 12 têm direito à vida, à ressurreição e à multiplicação. Mas ele diz: ponha os pés no chão e saiba que você é um 12. E o que é 12? Saiba que você é um apóstolo, que você é um enviado, que você é um mensageiro. Que onde você for, o meu Reino vai com você!


E Jesus ainda diz: vou te dar as pistas, vou te dar princípios:


1 - Expulsar demônios – Este é o princípio para 12. Ser doze é ter capacidade de expulsar demônios, porque você tem autoridade de vencer principados. E quando você chegar, os demônios vão sair em retirada, porque você tem unção para vencer principados. Foi o primeiro princípio que Jesus deu. Porque as pessoas são endemoniadas. Toda a pessoa que não está em Deus está em contato com o inferno.


2 – Curar enfermos – Tomos nós temos autoridade para curar enfermos. É uma ordem de princípio para os 12. Ministre sobre eles. Vamos todos exercer esse ministério que Jesus nos deu, e arrancar as enfermidades do povo.


3 – Quebrar maldição – Limpar leprosos, e lepra é maldição. Limpe, quebre a maldição, então vamos quebrar a maldição e tirar toda e qualquer maldição hereditária.


4 – Ressuscitar os mortos – Esse é tremendo, e todo mundo precisa ressuscitar os mortos, porque se não acontecer isso, o Reino não se manifesta. Você vai ter em seu currículo essa unção. Quando chegar em um ambiente, o morto vai pular. Vamos orar por mortos e eles vão ressuscitar.


Paulo estava pregando e um homem caiu do terceiro andar. Abriu a cabeça e morreu. Paulo foi sobre ele, orou para que voltasse a vida e a reunião pegou fogo. Quero dizer aqui que você vai ter reuniões que quando você entrar, as vidas vão ressuscitar por que somos uma geração para ressuscitar mortos.


Em Atos 1, vemos os 12 sem operação. Os 12 viraram 11. Aí Jesus diz: haverá um momento que o Espírito se derramará sobre vocês. Eles passaram 49 dias esperando o Espírito e o Espírito não vinha, e então lançaram sorte sobre dois, e caiu sobre Matias, o Justo, para cobrir a falha de um injusto. Do Fiel, para cobrir a falha do infiel, o nome do homem Justo e Fiel, por que o que tinha saído era infiel e injusto.


E quando se completa os 12, de imediato, o poder do Espírito Santo cai sobre eles e como conseqüência, imediatamente 3 mil pessoas recebem a Jesus e são batizadas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Os 12 em unidade começam a gerenciar multidões e para isso que serve os 12, pelas células, a Visão cresce, e pelos 12 a Visão se multiplica.


Começa em Gênesis 1:16, falando sobre essa autoridade que viria sobre nós. O texto de Apocalipse, capítulo 21, todo o texto de 12 versículos, falando sobre 12, mas chega no capítulo 22, o último capítulo de Apocalipse, verso 2, diz assim: “E há uma árvore com 12 frutos”. O último discurso da Bíblia é falando sobre 12 frutíferos. Os dois últimos capítulos da Bíblia são para narrar sobre os 12 frutíferos, e diz que os 12 têm doze frutos que são o sinal, e as folhas desta árvore, que são as células, são remédios para as nações. As células são remédios da árvore que tem esse remédio para as nações e os 12 são frutos visíveis, eles não são frutos escondidos. Então o princípio dos 12, o Modelo dos 12, esse é o caráter que devemos mostrar.


Deus tem que abrir sua mente para entender esse mistério. Você tem que querer os 12 no ministério. E Deus vai te dar os seus 12 até o final do ano, e assim vai surgir a próxima geração.

Um comentário:

  1. Minhas discípulas amadas por favor leiam essa palavra do Apóstolo Renê e levem para a próxima reunião um resumo escrito sobre o que vcs aprenderam para que possamos discutir juntas sobre o tema!!!! espero q lembremm.. até láa

    ResponderExcluir