Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2010

ღ¸.•*´¨`*•ઇઉ..O valor da Correção..ઇઉ•*´¨`*•..ღ¸


 Vivemos em uma época em que as coisas mudam muito rápido, e essa rapidez muitas vezes pode nos cegar. Por isso é muito importante ter a ajuda de Deus ou de uma pessoa a quem Ele deseja usar em nosso favor. Talvez este seja um grande milagre: parar para dar ouvidos a alguém.

Nunca houve um tempo em que fosse tão visível a correção de Deus. Por um lado, o pecado tem aumentado. Por outro, Deus tem corrigido os seus filhos de uma maneira singular.

Correção e disciplina não são termos sinônimos. Correção é ajuste; Disciplina fala de ensino, de estudo, de submissão a alguém que está acima de você e que tem a responsabilidade de instruí-lo.

Às vezes, não nos damos conta do valor da correção, da instrução, do ensino. Mas a Bíblia diz: O Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem (Pv 3:12). Porque somos amados, Deus intervém em nossa vida, trazendo as correções de que precisamos. Não podemos nos esquecer de que a correção é para um momento, mas seus benefícios são para a vida inteira.

O propósito da correção é tornar-nos uma pessoa um pouco melhor, mas não podemos nos esquecer de que não é fácil ser corrigido. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar (I Ped 5:10). Qual é a disposição do seu coração ao ser corrigido por alguém que o ama?

Uma das funções do discipulado é possibilitar a correção. É muito difícil enxergarmos nossos próprios erros, mas para outros eles são claros. Precisamos dar valor àquilo que Deus está tentando fazer na nossa vida: corrigir todo erro na rota, forjar nosso caráter. E também precisamos aprender a dar valor nas pessoas que o Senhor usa para esse fim. Quem o corrige? Quem o instrui? Quem está vendo as suas falhas? Quem está mostrando para você que mudanças são necessárias?

O individualismo cegou as pessoas sobre a necessidade de formação. Muitos não querem se sujeitar ao discipulado, à correção. Você tem espírito humilde para acatar a repreensão? A Bíblia diz que precisamos admoestar uns aos outros principalmente quando vemos que o grande dia se aproxima (Hb 10:25).

O Salmo 119:4 nos instrui a cumprirmos os mandamentos de Deus à risca. Em Efésios 5 somos ordenados a reprovar todas as obras infrutíferas das trevas. Você reprova todas as obras infrutíferas das trevas? Muitos não fazem isso para não se queimar com as pessoas, mas descumprir essa ordem pode significar deixar pessoas irem ao inferno. Eli sofreu por esse motivo. Não quis corrigir os filhos então morreu junto com eles, embora Deus o tivesse alertado. A omissão também é pecado.

Para que serve a correção? A correção pode eliminar decepções no seu futuro.

Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso (Pv 15:22). A correção no momento certo pode livrá-lo de prejuízos futuros, pois traz muito benefícios. O mundo diz que se conselho fosse bom não seria dado, mas esse ditado não é correto. Como consta do próprio texto acima, ter muitos conselheiros pode nos levar a uma vida exitosa.

O individualista vai contra a sabedoria. O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria (PV 18:1). Muitas vezes a solidão reflete também certo orgulho. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Ti 4:6). Se você tem uma pontinha de soberba, será resistido por Deus. Avalie o que tem acontecido na sua vida e pense se está sendo resistido por Deus ou realmente atacado por satanás.

Todos precisamos passar pela senda da humilhação. Se você está sendo humilhado, anime-se: está chegando o dia da exaltação. Hamã  planejou para si um dia de glória enquanto humilhava Mardoqueu. Mas Deus reverteu o quadro e ele foi o instrumento da exaltação daquele que era seu inimigo.

Esse caminho entre a humilhação e a exaltação não acaba nunca. Moisés entrou no deserto como filho da filha de Faraó e saiu como um homem que admitia não saber nem como falar. Depois de um longo processo, ele entendeu o valor da correção.

As correções devem começar cedo em sua vida. Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele (Pv 22:6). Se foi feita uma boa base, o sucesso futuro será mais fácil. Comece cedo a amar a disciplina e a correção. Quanto mais cedo for disciplinado, corrigido, mais rapidamente estará preparado para enfrentar situações adversas. Ame a disciplina. Muita gente se perdeu por não ter atendido a correção no momento oportuno.

As correções têm começado cedo em sua vida? Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus (Fl 1:6).

 Todos temos áreas da vida que precisam de mudança. Paulo entendeu a forma de Deus gerir a nossa vida: disciplina, correção. Deus o amava tanto que o derrubou do cavalo e o cegou. Ele era um homem sábio, mas mesmo assim dizia: Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço (Rm 7:19). O amor de Deus o corrigiu. De perseguidor da igreja, passou a perseguido. Depois da sua correção, ele passou a considerar tudo o que era e tudo o que sabia como nada diante da sublimidade da glória de Deus. Alguns só reconhecerão o poder de Deus depois de ‘cair do cavalo’. Se você é filho, Deus tem os meios necessários para atingir o seu coração.

Congregar tem também essa função de corrigir. Não deixemos de congregar, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima (Hb 10:25).

Os conselheiros aumentam o potencial do seu sucesso. Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória (Pv 24:6 ). Os conselheiros aumentam o seu potencial, a sua capacidade, a sua visão, nos ajudam a descobrir nossos pontos fracos e fortes. Você toma conselhos ou age por conta própria? Precisamos buscar pessoas sábias para nos ajudarem a aumentar o nosso potencial.

Corrigir foi a maior parte do ministério de Jesus. Muitas passagens bíblicas mostram Jesus corrigindo as pessoas. Talvez a mais conhecida seja sua ação diante dos mercadores no templo. Muitas vezes os Evangelhos citam as advertências que fazia aos fariseus, aos escribas, ao povo, aos discípulos. Devemos corrigir com brandura e também aprender a absorver as correções que recebemos. A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Pv 15:1). É preciso compreender que nem toda palavra dura é dita sem amor. Deus não é só amor, é também fogo consumidor. Jesus chamou alguns de raça de víboras. Em nenhum momento Ele se omitiu em disciplinar. 


Lembre-se disto: A repreensão pode colocá-lo entre os sábios. Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada (Pv 15:31). Como você tem recebido a repreensão? Só se tornará sábio aquele que decidir receber a repreensão. É preciso ter emoções equilibradas para receber instruções Quem tem bom coração está disposto a ouvir, a entender, a mudar. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4:23). Controle suas emoções, domine-se, mas se deixe corrigir. Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade (Pv 16:32).

Bjoks... fiquem com Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário